Na verdade, a maioria das empresas não é.
E tudo bem! Mas e se você puder implementar a abordagem, a atitude e a mentalidade que tornam as marcas de sucesso tão bem-sucedidas? Quão valioso isso seria para o seu negócio?
Embora agências e designers de marca, possam sugerir (com entusiasmo) que podem criar ou construir sua marca para você, é importante entender que essa afirmação não é verdadeira.
A verdade é que eles não estão em posição de construir uma marca em seu nome. Acreditar neles é o primeiro passo para entender mal como uma marca é desenvolvida e o que uma marca realmente é.
Claro que pode haver exceções, mas na maioria dos casos a marca deve vir de você. E não é um exercício fácil, rápido ou passivo. E, principalmente, não é algo que você pode simplesmente terceirizar.
Se você leva a sério o desenvolvimento de sua marca, a maior parte do trabalho pesado e contínuo necessário para construí-la deve ser feito por você – e toda a sua equipe. Leia abaixo 3 exemplos de como um designer e estrategista de marca ajuda a construir efetivamente uma marca.
Não é o logotipo, que faz a marca, é a marca que dá valor ao logotipo.
Muitos designer dizem que ‘constroem marcas’.
Isso não é real, porque não podemos reivindicar a totalidade de uma marca porque criamos uma identidade visual ou mesmo projetamos a estratégia.
Pense em todas as associações, no que vemos nas ações, comportamentos, produtos, serviços, na interação das pessoas. Então, quando um designer, uma agência de publicidade ou uma consultoria diz ‘nós construímos marcas’, esse não é o caso exatamente. Designers e estrategistas podem ajudar a construir marcas, e usamos essa palavra: ajudar. Não estamos construindo, mas ajudando. Temos três exceções:
- Se a agência for um parceiro de longo prazo e estiver em posição de influenciar a estratégia, o planejamento, o desenvolvimento de produtos, os processos e tudo isso de maneira contínua e se envolver regularmente com o executivo e o conselho e, possivelmente, até mesmo tendo participação acionária no negócio, ele está em posição de ajudar a construir essa marca porque está fazendo isso por um longo período de tempo, no dia-a-dia, de maneira contínua e engajado de maneira profunda com esse negócio.
- Outra maneira é se o designer for sócio ou proprietário, e isso significa que ele está trabalhando no negócio diariamente e ajudando a formatar os serviços, os produtos, as ofertas e as experiências para o cliente. E está usando suas habilidades de designer e estrategista para fazer isso ou para ajudar a fazer isso. Porém, é um esforço organizacional de longo prazo. Não é um engajamento externo de curto prazo. E não é apenas fazer um logotipo, trabalhar com ele por seis semanas ou seis meses e depois se afastar e pensar que você construiu a marca. É um esforço de longo prazo.
- A terceira é quando ele está trabalhando internamente. Quando se está trabalhando internamente, se está em posição de contribuir, desafiar e moldar o branding à medida que ele cresce e evolui por dentro, também no dia a dia. Muitas vezes depende da experiência do designer, se ele têm influência no negócio, como ele opera, se o executivo ou o conselho valorizam o design e a estratégia de marca como algo fundamental.