Menu

O que é Branding?

O que é Branding?

Muito mais do que uma marca, você precisa mostrar o valor que ela carrega.

Você já se perguntou como as lembranças das marcas são reforçadas na sua memória? Jogo rápido: dos produtos a seguir, qual é a primeira associação que é feita na sua cabeça?

Palha de aço, curativos adesivos, refrigerante, lâmina de barbear, goma de mascar, macarrão instantâneo e hastes flexíveis.

Provavelmente, as marcas Bombril, Band-Aid, Coca Cola, Gillette, Chiclete, Miojo e Cotonete vieram na sua mente.

Sabe o porque disso? Todas elas zeram um forte trabalho de Branding e construíram valor com a marca.

Nessa série de artigos, vamos te ajudar a descobrir quais são os primeiros passos para criar uma relação de valor entre a sua marca e o seu público. Entenda qual é a essência do seu negócio e o que você quer mostrar através da sua marca. Isso pode ser fundamental para influenciar as suas vendas e fazer do seu negócio líder de mercado.

Branding é a gestão de tudo que envolve a imagem de uma empresa. Fazer a gestão de uma marca significa garantir que a percepção dela, diante o seu público, esteja de acordo com os ideais da empresa.

Um conjunto de características tangíveis e intangíveis formam o Branding. São através dessas características que você constrói o valor da sua marca perante o mercado.

Tenha em mente de que fazer a gestão de uma marca não é algo feito do dia para noite, exige esforços e muito trabalho.

O Branding está presente em todos os pontos de contato de um produto ou serviço com seus públicos. Tudo envolve a percepção das pessoas diante a sua marca, e por isso é tão importante começar a construir um valor desde o primeiro momento.


O processo de Branding envolve algumas etapas

  • Estabelecer o posicionamento e os valores da sua marca;
  • Planejar e implementar alguns programas para realizar o gerenciamento da marca;
  • Avaliar e interpretar o desempenho que a sua marca vem tendo e promover o crescimento
  • Sustentação do Brand Equity;

Porque o Branding é tão importante?

Podemos dizer que a gestão da marca está diretamente relacionado com o sucesso do seu produto. É claro que outras coisas são importantes para que isso aconteça de fato, mas se uma má gestão é realizada de nada adiantaria ser um produto/ serviço de qualidade.

A verdade é que as pessoas não compram de fato o que você vende, mas sim, a maneira com que você vende. Por isso fazer branding é tão importante para a saúde financeira da sua empresa. Além do mais, marcas que possuem um maior valor diante de seu público são mais valiosas no mercado.

De acordo com a pesquisa feita pela Interbrand em 2016, a marca brasileira mais valiosa é a do banco Itaú, avaliada em mais de vinte e um milhões de reais. Grande parte disso se deve ao trabalho de gestão de marca que é feito pelo Itaú.

Resumindo, fazer um bom trabalho de gestão de marca é fundamental pois é nesse momento que a sua marca adquire personalidade, forma e posicionamento.

Quem é o responsável por fazer o Branding da sua marca?

O ideal é que o Branding seja desenvolvido por um profissional de marketing que esteja apto a incorporar e construir estratégias para atrair consumidores e fãs para a sua marca.


Fique ligado que a série de artigos só começou!

Elementar Branding + Design / Porto Alegre / Santa Cruz do Sul
Share

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!